A calibração é um procedimento que possibilita identificar se os instrumentos de medição utilizados na indústria ou no comércio estão aptos para o processo e que os valores apresentados por eles não vão interferir na qualidade final do produto.
A calibração consiste na comparação entre os valores obtidos no seu instrumento e um instrumento de referência, que também pode ser chamado de padrão, no caso das balanças são os pesos padrão. Calibração é um dos processos mais importantes na cadeia industrial, esse processo tem como finalidade prevenir possíveis danos ao instrumento, facilitar a validação dos critérios de aceitação, garante que o processo e o produto final terão a qualidade esperada, a relevância desse procedimento é tamanha que inclusive possui os itens 7.1.5.1 e 7.1.5.2 na norma ISO 9001:2015 de qualidade, onde especifica que a empresa deve assegurar resultados de medição válidos para seus instrumentos, e que isso pode ser feito por meio de calibrações ou validações.
Os instrumentos de medição como as balanças por exemplo tendem a ter o seu desempenho reduzido ao longo do tempo, assim, quanto mais forem utilizados, mais tendem a apresentar erros, por isso os entes reguladores orientam a calibração anual, para eventuais consertos e manutenções somente as OFICINAS autorizadas pelo INMETRO através da RBMLQ-I (órgãos delegados do INMETRO) podem realizar conserto e manutenção. Em fiscalização, os instrumentos reparados por terceiros sem autorização do INMETRO, os detentores serão autuados.